Conteúdo de Informação e Pesquisa

História do Brasil
Século XVII
Cedido pelo:
Séculos XV e XVI  /  Século XVII  /  Século XVIII  /  Século XIX  /  Século XX  /  Século XXI
 

A descoberta do ouro

A descoberta de metais preciosos nos últimos anos do Século XVII possibilitaria ao Reino português superar a crise econômico-financeira vivida desde a separação da Espanha, recuperando sua independência. D. João IV, o "Restaurador" (1640 - 1656), havia recebido um Reino enfraquecido politicamente e empobrecido financeira e economicamente.

Para consolidar a independência e minimizar as dificuldades políticas, o novo rei, firmou alianças, concluiu tréguas e assinou tratados com outros soberanos europeus. Outras questões afligiam o novo governo do Reino português, como a precariedade da esquadra, que se fazia necessária à manutenção do império colonial. Sem seus navios a situação de Portugal complicava-se, pois era um império marítimo.

Para agravar a situação, em 1640, as partes mais importantes do antigo domínio colonial português estavam ocupadas pelos holandeses. Restavam alguns pontos na África, que forneciam escravos, e a parte meridional do Brasil, já que a área mais lucrativa era a região açucareira, permanecia controlada pela Holanda.

No final do Século XVII a crise prosseguia. Os holandeses monopolizavam a venda do açúcar na Europa, preferindo o produzido por suas colônias, em prejuízo daquele produzido pela Colônia portuguesa na América, com grande perda para o tesouro real.

1580-1640
  União Ibérica
A anexação da Coroa portuguesa à espanhola, também conhecida como União Ibérica, trouxe grandes prejuízos para o Brasil; a Holanda, antiga aliada dos portugueses, se transformou em inimiga, atacando e ocupando grandes faixas do litoral brasileiro, onde construíram fortes e fundaram cidades como a Cidade Maurícia (Recife).
 
1612-1616
  Controle do litoral norte
A expulsão dos franceses na costa norte permitiu que a região iniciasse um desenvolvimento econômico autônomo; o controle de seu litoral foi garantido com (re)fundação da cidade de São Luiz do Maranhão (1612) e a fundação de Belém do Pará (1616).
 
1620
  Tentativa de ocupação holandesa
Os holandeses fundam a Companhia das Índias Ocidentais, com objetivos militares e comerciais, que promoveu ataques e ocupações nas colônias portuguesas e, principalmente, no Brasil.
 
1645-1654
  A Batalha dos Guararapes
Os portugueses iniciam uma guerra contra os holandeses, que termina na expulsão destes últimos. Retomaram Recife nas Batalhas dos Guararapes e reduziram a presença dos holandeses a alguns fortes no litoral do nordeste.
 
1690
  A corrida pelo ouro
Início da corrida e da ocupação da região das Minas Gerais em busca do ouro.
 

Conteúdo Fornecido pelo portal GalaxyNet  -  1999/2012.