Conteúdo de Informação e Pesquisa

Mundo Animal
Curiosidades
Cedido pelo:
 
 
 

 Animais

 Desenhos

 Downloads

 Charges

 Vídeo Aulas
 
 Maior animal do mundo
 

O maior animal do mundo é um mamífero e vive nos mares; é a baleia azul que pode chegar a medir 30 m.

Para se ter uma idéia,  ela come o equivalente a um caminhão de camarõezinhos por semana.


O inseto mais comprido do mundo 

Clique na imagem para ampliá-la

Em massa corpórea o BICHO-PAU está longe de ser campeão, quando se trata de comprimento ele é o campeão.

Este inseto, um enorme bicho-pau, foi descoberto na floresta tropical de Bornéu, compartilhada por Brunei, Indonésia e Malásia. É considerado o maior do mundo e chega a meio metro de comprimento. Pouco se sabe sobre ele, além de que o inseto vive na parte superior da floresta.


O maior inseto do mundo

Não é certo ainda qual é o maior inseto do mundo, afinal, existem vários que disputam este ranking, a boa notícia para nós brasileiros é que a maioria deles se encontram na floresta amazônica. Por enquanto, o gingante aqui do lado o 'Titanius Giganteus' com os seus 22 cm e 70 gramas carrega a coroa de maior inseto.

Já na pré história era comum se achar insetos com mais 30 cm. O maior inseto que foi encontrado até hoje foi na França e é uma libélula de quase um metro de envergadura das asas; ela perambulou pela Terra de 360 à 286 milhões de anos atrás.


O menor inseto do mundo 
 
Clique na imagem para ampliá-la
A Vespa Braconidae pertence a uma família de vespas parasitóides e uma das mais ricas famílias de insetos. São aproximadamente 12.000 espécies descritas de braconids entre as 40.000 a 50.000 espécies desses insetos que existem no mundo inteiro. As espécies são agrupadas em cerca de 45 subfamílias e 1000 gêneros, alguns importantes. O Aphidiinae é uma subfamília de vespas parasitóides que utilizam pulgões como seu hospedeiro, mbora a larva do pulgão chegue a 2-3 mm de comprimento. As espécies Microplitis croceipes possui um sentido de cheiro extremamente preciso e podem ser treinados para o uso na detecção de narcóticos e explosivos.  

Maior Peixe de água salgada
Esse Tubarão Baleia aí do lado é o maior peixe do mundo, mede em média 7 metros, mas pode chegar à 15 metros. No entanto, estudos recentes mostram que por causa da pesca predatória próximo à Ásia esses gingantes estão diminuindo de tamanho.

Maior Peixe de água doce

O PIRARUCU (Arapaima Gigas), peixe que vive na Amazônia é o maior peixe de água doce do mundo, em média ele pesa 170 kg e chega a medir 2 metros de comprimento


Menor peixe do mundo

Clique na imagem para ampliá-la
 Pandanka pygmanga, que vive nas Filipinas e quando adulto mede apenas 1 cm.

Maior Primata do Mundo

O maior primata do mundo é o GORILA das montanhas (Gorilla Gorilla), chega a medir 1,7 m de altura e pode pesar 230 Kg, ele vive nas montanhas de Uganda e Tanzânia.


Menor Primata do Mundo
É o Sagui Leãozinho (Cebuella pygmaea), é tão pequeno que cabe na palma da mão e só vive na Floresta Amazônica.

Menor Mamífero do Mundo
É o musaranho que mede só 3,5 cm.

Maior Cobra do Mundo

Oficialmente, a Píton-real (Python reticulatus), que habita a o sudeste asiático e mede mais de 10 m de comprimento, é considerada a maior serpente do mundo.

Sabe-se porém, que a Sucuri ou Anaconda (Eunectes murinus) que habita a América do Sul, também pode medir mais de 10 m de comprimento, com uma massa corporal muito superior.

Maior Tatu do Mundo

Você sabia que o maior tatu do mundo é o tatu-canastra que mede mais de 1 m e pode pesar 60 kg !
 


Maior Ave do Mundo

O lucrativo avestruz (Struthio camelus), que chega a medir 2,10 m de altura vive nas savanas africanas. É um ótimo corredor, mas perdeu sua capacidade de voar.


Maior Ave Voadora

A maior ave voadora é o albatroz (Diomedia exulans) que vive nos oceanos meridionais e mede 3 m de envergadura.


O mais venenoso

Quando se trata de veneno a vespa-do-mar (Chironex fleckeri), uma espécie de medusa que vive nas águas do pacífico. Suas toxinas penetram na pele, caem na circulação sanguínea e chegam ao coração e ao pulmão paralisando os batimentos e a respiração em cinco minutos.

Conteúdo Fornecido pelo portal GalaxyNet  -  1999/2012.